louvor

Ministério de Louvor e Adoração – O Serviço da Música

É importante trazer esclarecimento e um despertar ao exercício deste serviço na casa do Senhor com excelência e entendimento.

Uma das áreas mais visadas no serviço da igreja é a área da música. Dificilmente as pessoas se voluntariam para outras áreas de serviço na mesma proporção com que se dispõe a servir na área da música. É importante entendermos que a música é apenas mais uma ferramenta criada por Deus para o exercício do ministério na igreja, e não a mais importante. A questão é: a música é atrativa e gera exposição. Então porque será que a fila cresce de voluntários para esta área? O serviço da música na igreja deve estar alinhado ao seu propósito essencial e projeto inicial, a plena adoração ao Deus Eterno.

Vamos tratar de alguns conceitos básicos no que diz respeito a este termo: “Ministério de louvor”. Primeiramente vamos entender biblicamente o significado destas palavras.

Ministério –  No Antigo testamento

`abodah ou `abowdah – 1) Trabalho, serviço 1a) obra, trabalho 1b) trabalho ( de servo ou escravo) 1c) trabalho, serviço ( de cativos ou súditos) 1d) serviço ( de Deus).

`abad- 1) trabalhar, servir 1a) labutar, trabalhar, fazer trabalhos 1a2) trabalhar para outro, servir a outro com trabalho 1a3) servir como subordinado 1a4) servir (Deus) 1a5) servir (como tarefa levítica);

Ministério –  No Novo testamento

diakonia – 1) serviço, ministério, especialidade daqueles que executam os pedidos de outros 2) daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens 2a) ofício de Moisés 2b) ofício dos apóstolos e sua administração 2c) ofício dos profetas, evangelistas, anciãos, etc. 3) serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã especialmente aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades 4) ofício do diácono na igreja 5) serviço daqueles que preparam e ofertam alimento.

Louvor – Antigo e Novo testamentos
A.T. – tahillah - 1) louvor, cântico ou hino de louvor 1a) louvor, adoração, ação de graças (rendida a Deus) 1b) ato de louvor em geral ou público 1c) cântico de louvor ( com título) 1d) louvor (exigido pelas qualidades ou atos ou atributos de Deus) 1e) renome, fama, glória de Deus.
N.T. – ainesis – louvor, uma oferta de gratidão. Aineo - 1) louvar, exaltar, cantar louvores em honra a Deus 2) permitir, recomendar 3) prometer ou jurar.

De acordo com as definições acima citadas, entendemos que “Ministério de Louvor” é: o serviço a outros em nome de Deus com vistas ao enaltecimento e exaltação a Deus através da música.

O papel do Ministério de louvor da igreja é o de servir as pessoas, trazendo inspiração às mesmas a centralizarem o seu louvor e adoração a Deus no momento do culto.

Quando a igreja se reúne para o ato de cultuar a Deus, o foco e o alvo principal se tornam o próprio Deus (Ele é a platéia principal), mas infelizmente o que vemos acontecer é que ao invés do Ministério de Louvor cumprir o seu papel genuíno que é o SERVIÇO, ele está objetivando SER VISTO. Daí procede as distorções e referências erradas no serviço da música Cristã. Conclusão: O “Ministério de Louvor e Adoração” só cumprirá o seu papel de fato se utilizar a música como uma ferramenta de proclamação da essência de Deus aos homens e enaltecimento ao próprio Deus.

 

Fonte: http://www.adorando.com.br/

ESTUDO SOBRE O TABERNÁCULO