Jejum de Daniel, informações

Sejam Bem vindos, Queridos discípulos!!! Após toda revelação em nosso último café e direcionamento em um jejum coletivo, muitos estão com duvidas e segue abaixo orientações importantes e o que pode-se ou não. Leiam com atenção.

Mudei a data por conta das dúvidas e melhor administração do tempo com o objetivo de se prepararem melhor. Assim faremos bem feito e não quebraremos o propósito.

Não quero correr o risco de alguém errar e começar errado por falta de instrução.

Jejum inicio no DOM, dia 3 de maio às 00h e término 24 de maio às 00h

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

Na Palavra de Deus, o jejum está ligado à abstenção de alimentos para finalidades espirituais; não é greve de fome com finalidade de barganhar com Deus e “merecer” sua benção, não é dieta para propósitos físicos, mas visa nos concentramos em objetivos espirituais.

A oração e o jejum são extremamente benéficos para a vida do crente. Jesus praticou-os e fortemente recomendou-os aos seus discípulos. Quando tratou do jejum, Jesus se preocupou com a questão da verdadeira motivação (Mateus 6.16-18). Mas não pense que o jejum tenha poder de mudar a Deus ou forçá-lo a fazer algo que Ele já não disse que faria.

Precisamos entender que o jejum está centrado em Deus: é para buscá-lo, para adorá-lo e para nos dedicarmos totalmente a Ele e experimentarmos a sua vontade em nós. A profetiza Ana adorava com jejuns (Lc 2.37), os profetas e mestres da igreja de Antioquia jejuavam (At 13.2), Deus pergunta para quem jejuamos (Zc 7.5), o jejum é instrumento para a disciplina do corpo (1Co 9.27), é uma forma poderosa de nos humilharmos diante de Deus (Sl 35.13, Is 58.9, 14) e Jesus ainda declarou que esperava que seus discípulos jejuassem (Mt 9.15).

O Jejum de Daniel implica na abstenção de todo tipo de carne, doces, refrigerantes ou qualquer tipo de manjar (comida que aos nossos olhos e gosto parece apetitoso):

– Considere o exemplo do profeta Daniel (Daniel 10.2-3) que escreveu: “Naquela ocasião, eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas”.

– Tome refeições simples, com saladas, legumes, cereais, arroz, feijão, batata, ou seja, alimentar-se sem a busca do prazer e do requinte, para um tempo de deleite somente na presença de Deus.

– Se abstenha de todo tipo de carne (boi, aves, peixes), doces, refrigerantes, café e qualquer tipo de comida especial que você considere um manjar, uma delicia que goste muito.

– Durante os vinte e um dias corte restaurantes, lanchonetes, sanduíches e salgadinhos na rua.

– Jamais deixe de tomar bastante água, pelo menos dois litros por dia.

– Corte a TV durante os 21 dias de jejum, bem como internet PARA DIVERSÃO, cinemas, jogos e aplicativos de entretenimento, teatros e shows.

ORIENTAÇÕES PARA MOMENTO DE ORAÇÃO:

Estabeleça seus objetivos: Por que você está orando e jejuando? Há uma crise pessoal? Você está buscando renovação, direção de Deus ou solução de algum problema? Estabeleça seus alvos com clareza e escreva-os. Buscamos juntos por arrependimento sincero e purificação

· Dedique diariamente pelo menos trinta minutos completos para a oração.
· Prepare-se espiritualmente nestes dias:
– Peça ajuda ao Espírito Santo. Comece o jejum com arrependimento, confessando cada pecado que o Espírito mostrar e creia no perdão do Senhor
– Perdoe a qualquer um que o tenha ofendido. Não ore e jejue com o coração amargurado.
– Se seu pecado exige restituição ou concerto com alguém, faça-o logo no começo do seu jejum.
– Busque o enchimento do Espírito Santo. Use músicas de adoração, prostre-se diante de Deus de joelhos. Se você fala em línguas, gaste tempo orando em línguas.
– Reconheça Jesus como Senhor e recuse-se a fazer sua própria vontade.
– Gaste tempo louvando a Deus e agradecendo pelo que Ele fará. Espere pelo mover de Deus. Creia nos milagres e tenha uma atitude de louvor e gratidão. Creia que Deus é o mesmo e não muda, e que como Ele agiu com Daniel, também assim nos fará: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas” (Daniel 10.12)
– Ao mesmo tempo, faça guerra espiritual. Resista a todos os demônios que tem se levantado contra você e sua família. Espere por muita resistência espiritual no inicio do jejum. São comuns pressões na mente, acusações e desânimo com o objetivo de nos fazer desistir.
– Ore com fervor por todos os alvos entregues junto com estudo e cronogramas das Redes.

ATENÇÃO:

O ato de jejuar requer certos cuidados. Caso você tenha algum problema de saúde, consulte seu médico antes de iniciar o jejum, principalmente se faz uso de medicamento especial, enfrenta doença crônica ou está em gestação.

Não deixe que aquilo que você coma, ou deixe de comer, seja o foco de seu jejum. Foque naquilo que é essencial: aprofundar seu relacionamento com Deus. Este é um tempo para abdicar de hábitos e padrões, crucificar a carne e buscar a Deus. Agrada ao Senhor deixar de criticar, de condenar, de ser maledicente, perdoar os devedores e ajudar os necessitados – Is. 58:6-10

O QUE COMER?

Verduras, legumes e cereais em geral; Frutas de qualquer espécie;Pães e produtos do trigo, dando preferência aos integrais. Evite as massas, por serem consideradas “manjares”;Como é nosso primeiro Jejum de Daniel, use o leite (apesar de ser de origem animal) e queijos, mas use com moderação;Líquidos: água, água de côco, chás, sucos naturais, leite de soja…

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS NO JEJUM

Todo produto de origem animal: Carnes (vermelhas, peixes e frangos), ovos, presuntos, salames, salsichas, etc;Alimento processados: Frituras, biscoitos, doces, salgados, pastas, massas, bolos, balas, sorvetes, chocolates, refrigerantes, energéticos, creme de e leite condensado e semelhantes a esses.

PERGUNTAS ACERCA DO JEJUM

1. O que fazer no caso de gravidez ou uso de medicamentos especiais?
Consulte seu médico, caso haja liberação, participe.

2. Que quantidade de alimentos ingerir?
Na quantidade e na frequência desejar.
Sugestão: aproveite para diminuir excessos, sabendo no entanto que não se trata de regime, e sim de um JEJUM.

3. Posso fazer o jejum de outra forma?
Por ser o Jejum de Daniel, coletivo e com alvos em comum não pode.

4. Posso praticar esportes ou exercícios durante o jejum?
Sim, contanto que observe os limites do seu próprio corpo.

5. Sou casado(a) e meu esposo(a) não é crente (ainda) e não entende o motivo do jejum o que devo responder? E se ele não concordar com o jejum?
Explique o propósito biblicamente para que ele/ela entenda sua posição. Se não houver concordância do cônjuge, não faça o jejum.

6. O jejum é só de alimento?
Não. Abstenha-se também de televisão, internet, cinemas e outras distrações.

ALGUMAS SUGESTÕES:
(liberado pão integral, torradas, açúcar, manteiga, leite e queijo com moderação)

– Chá de ervas
– Café
– Mamão
– Torrada
– Banana amassada c/ aveia
– Fruta com granola caseira (receita)
– Chás diversos
– fruta (melão) ou água de côco
– fruta (laranja) ou água de côco
– fruta (melancia) ou água de côco
– Salada de folhas temperadas c/ azeite e orégano.
– 1 prato de sobremesa de legumes cozidos ou purê de batatas.
–  Arroz e feijão
–  Taioba
– 1 fruta assada c/ canela (banana, maça ou pêra).
– Sopa de legumes
– Salada de grão de bico com tomate, cebola, pimentão
– Folhas
– Tomate
– Cenoura
– Beterraba
– Milho verde
– Couve
– Salada de folhas
– Legumes cozidos
– Tomate
– Abobrinha refogada
– Palmito
– Feijão fradinho
– Lasanha de berinjela
– Arroz integral c/ lentilhas
– Salada de frutas
– Leite de suco de soja
– Fruta c/ granola caseira (receita)
-Sopa com quinoa
– Torradas c/ azeite
– Berinjela recheada com PTS (carne de soja texturizado) refogada
– Sopa de fubá c/ couve
– Torradas c/ azeite
– Bater no liquidificador: Água, Abacaxi ou Morango, Hortelã, Linhaça + açúcar ou adoçante ou açúcar mascavo
– Pão integral
– Leite de soja
– Pão integral
– Mamão
– Granola
Bater no liquidificador: Leite de soja, Banana, Aveia e Linhaça
– Maçã
– Abacaxi
– Salada de frutas
– Salada verde
– Arroz c/ brócolis
– Purê de batatas
– Agrião
– Cenoura
– Ervilha
– Milho
– Arroz integral
– Rúcula
– Beterraba
– Mix de frutas secas (passas, damasco, ameixa preta)
– Mix de oleaginosas (castanha do Pará, caju, amendoim, nozes)
– Sopa de legumes
– Torradas c/ azeite
– Sopa de ervilha
– Alface crespa
– Tomate
– Pepino
– Chuchu
– Pão integral
– Alface
– Tomate
– Hambúrguer de soja
– Chá
– Tabule com carne de soja

Creio que Deus nos conduzirá a um novo tempo, o Senhor é conosco valentes,
Com amor,
Pr Italo Capistrano.